domingo, 27 de maio de 2007

Irreversivel

Um casal lindo (ela é linda, ele é francês) briga em uma festa classe B e esta mulher é estuprada na volta para casa. O filme refaz este dia na vida do casal (e de um ex-marido) de trás pra frente.
Eu aluguei este dvd 4 vezes antes de achar coragem para assistir. A contra-capa assustava. De fato, espere um momento certeiro para vê-lo, pois você será tragado por um bicho. Reserve a primeira meia hora com o estômago vazio e a mente protegida: as cenas são fortes e provocam sensações físicas desagradáveis.
Passado o susto, o que temos é um filme impressionante. Pelo tema, pela ousadia e pela forma.
De cara, ficamos colados a uma câmera que invade as cenas, rompendo as intimidades de um submundo que, por princípio, não nos pertence, mas que por ironia, encontra eco em todos nós. Não há cortes durante os blocos, o diretor traz um timing real para cada uma deles, o que provoca reações.
O tema evoca a sexualidade nas suas trajetórias mais rodrigueanas e suas emanações ficam presentes em todas as ações do filme, que são conjecturas explosivas dessa essência no feminino e no masculino. O que mostra, brilhantemente, o quanto a vida é impregnada de entropias irreversíveis. Ah! Dá medo.
(Sim, Freud as vezes explica)
PS: preste atenção na linguagem visual dos letterings do começo do filme. Algumas letras são desenhadas ao contrário. Bela sacada.

Um comentário:

Mau Moreira disse...

Ducaralho esse filme. Comprei e já vi umas 4 vezes!!!